É bom ser esperto. A simples vista, ser inteligente parece tornar a vida mais fácil. Mas há outra versão da história. Pessoas inteligentes têm fama de cometer erros idiotas, especialmente em situações que requerem senso comum. A simplicidade destas situações e a abundante inteligência daqueles que tendem fazer bobagem podem ser muito cômicas. Os cientistas estão começando a compreender por que isto acontece. Shane Frederick, do MIT, foi um dos primeiros a realizar pesquisas que explicaram por que pensamento racional e inteligência não costumam andar de mãos dadas.

8 comportamentos estúpidos das pessoas inteligentes

Em seus estudos, Shane pedia aos participantes que resolvessem problemas simples como este:

- "Um bastão e uma bola custam um dólar e dez centavos. O bastão custa um dólar a mais que a bola. Quanto custa a bola?"

Shane descobriu que algumas pessoas têm a tendência de falar sem pensar dando a resposta errada, afirmando que a bola custa dez centavos. Você, é claro, sabia que a resposta correta é que a bola custa cinco centavos, e você está completamente certo se estiver se perguntando se as pessoas, bem menos espertas eram as que deixavam escapar a resposta errada.

Um grupo de psicólogos da Universidade James Madison, nos Estados Unidos e da Universidade de Toronto, no Canadá, perguntavam-se exatamente o mesmo. Fizeram um teste de lógica parecido com centenas de participantes e compararam a precisão de suas respostas com seus níveis de inteligência. Os especialistas chegaram a conclusão de que as pessoas mais inteligentes tinham mais probabilidades de dizer sem pensar uma resposta incorreta porque cometem mais erros mentais quando têm que resolver algum problema.

As pessoas inteligentes são propensas a cometer erros bobos porque há pontos cegos em sua maneira de usar a lógica. E estes pontos cegos existem porque as pessoas inteligentes tendem a confiar em excesso em sua capacidade de raciocínio. Isto é, como estão acostumados a ter razão e a dar respostas rápidas, não se dão conta quando falam bobagem por não pensar um pouco mais nas coisas.

Talvez a coisa mais assustadora sobre os erros que as pessoas altamente inteligentes cometem é quão inconscientes são deles. Pessoas de todos os níveis de inteligência sucumbem ao que é chamado de "preconceito de ponto cego" - quando as pessoas acreditam que lidam com julgamentos e comportamentos melhor do que os outros-. Isto é, nós somos grandes em detectar erros em outras pessoas e terríveis em reconhecer os nossos próprios. Quanto mais bizarro o erro, mais difícil é para uma pessoa inteligente aceitar que ela fez isso.

É verdade que não passamos nossos dias resolvendo problemas de lógica como o do bastão e da bola, mas as funções do cérebro envolvidas na resolução deste tipo de problemas são as mesmas que utilizamos no pensamento cotidiano. Portanto, a tendência das pessoas inteligentes cometerem erros estúpidos afeta também o lugar de trabalho. Vejamos algumas das maneiras mais comuns em que as pessoas inteligentes conseguem atirar no próprio pé.

8 comportamentos estúpidos das pessoas inteligentes

1. As pessoas inteligentes confiam muito em si mesmas. Uma vida de elogios e tapinhas nas costas tem como consequência fazer com as pessoas desenvolvam uma fé imperturbável em sua inteligência e em sua capacidade. Quando você acumula realizações enquanto as pessoas acariciam seu ego, é fácil esperar que tudo vá sempre dar certo. Mas esta é uma expectativa perigosa. Pessoas inteligentes muitas vezes não conseguem reconhecer quando precisam de ajuda, e quando reconhecem, tendem a acreditar que ninguém é capaz de proporcionar.

8 comportamentos estúpidos das pessoas inteligentes

2. Pressionam demais as pessoas. Como conseguem tudo facilmente, as pessoas inteligentes não entendem como os demais devem se esforçar para conseguir o mesmo, e por isso acabam fazendo pressão demais. As pessoas inteligentes elevam demais o nível e, quando os demais demoram demais atingi-lo (ou não atingem), acham que não estão se esforçando o suficiente. De modo que pressionam ainda mais e perdem a oportunidade de ajudar a conseguir os objetivos que estão tão ansiosos para alcançar.

8 comportamentos estúpidos das pessoas inteligentes

3. Sempre acham que têm razão. É difícil para todo mundo aceitar placidamente o fato de que está errado. Mas é ainda mais difícil para as pessoas inteligentes, porque estão tão acostumada a ter razão em tudo que isso já faz parte de sua identidade. Para as pessoas inteligentes, um equívoco pode ser percebido com um ataque pessoal, e o fato de estar certo, como uma necessidade

8 comportamentos estúpidos das pessoas inteligentes

4. Como qualquer um, às vezes, carecem de inteligência emocional. Ainda que a inteligência (QI) e inteligência emocional não tenham uma correlação significativa -em geral, as pessoas inteligentes têm um nível de inteligência emocional tão alto como os demais-, quando uma pessoa inteligente necessita de inteligência emocional é dolorosamente evidente. Estes indivíduos de QI alto e escassa inteligência emocional costumam conceber o mundo como uma meritocracia. As conquistas são a única coisa que importa e as pessoas e os sentimentos são apenas obstáculos no caminho.

8 comportamentos estúpidos das pessoas inteligentes

5. Quando fracassam, se rendem. Você já reparou em algum evento esportivo e viu o olhar atordoado no rosto de um atleta que todos achavam que ia vencer, mas no final conseguiu? Pessoas inteligentes podem facilmente cair na armadilha de ver o fracasso como o fim do mundo porque o sucesso frequente cria expectativas que tornam o fracasso difícil de tolerar. As pessoas que têm de trabalhar duro para conseguir seus objetivos têm muita prática relativa a lidar com o fracasso. Aprendem a aceitam porque sabem que aquela frustração é apenas mais um trampolim para o sucesso.

8 comportamentos estúpidos das pessoas inteligentes

6. Não desenvolvem coragem. Quando você consegue tudo com relativa facilidade, pode ser que conceba o esforço como algo negativo. Quando as pessoas inteligentes não são capazes de conseguir algo sem uma grande quantidade de esforço, tendem a se sentir frustradas e humilhadas. E isso lhes leva a assumir que têm algum problema. Como consequência, tendem a buscar uma atividade que reafirme sua valia em vez de tomar um tempo para desenvolver a coragem que precisam para conseguir tudo a que se proponham.

8 comportamentos estúpidos das pessoas inteligentes

7. Tem mania de fazer várias coisas ao mesmo tempo. As pessoas inteligentes pensam muito rápido, o que pode torná-los impacientes. Gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo para não perder tempo. Pensam tão rápido que, quando estão em modo multitarefa, têm a sensação de que estão rendendo mais e mais, mas uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford demonstra que não é assim. Além de que fazer várias coisas reduz sua produtividade, as pessoas que costumam fazer uma coisa de cada vez rendem mais que os que são multitarefa.

8 comportamentos estúpidos das pessoas inteligentes

8. Elas têm dificuldade em aceitar críticas. As pessoas inteligentes tendem a subestimar as opiniões dos demais, já que acham difícil que tenha alguém qualificado para lhes dar um feedback útil. Esta tendência, além de entorpecer seu crescimento e seu rendimento, pode favorecer o desenvolvimento de relações tóxicas, tanto no âmbito pessoal como no trabalhista.

Via Metamorfose Digital