Paranoiaguda - Tecnologia - Google lança código de compressão gratuito capaz de acelerar sua internet

Em meados de 2013, a Google publicou um algoritmo de compressão chamado Zopfli, feito para permitir que as páginas da internet fossem carregadas mais rapidamente por todos os usuários. A novidade foi tão bem recebida que acabou sendo integrada a diversas soluções de compressão de dados, de otimizadores de arquivos PNG ao pré-processamento de conteúdo da web. Agora, a gigante das buscas liberou gratuitamente uma evolução da tecnologia.

Com o nome Brotli, a novidade é feita de um formato de dados totalmente novo, permitindo atingir taxas de compressão entre 20 e 26% maiores do que as possíveis com o Zopfli. Segundo a Google, caso a novidade seja adotada pelos principais navegadores do mercado, a melhor utilização de espaço e carregamentos de página mais rápidos trariam grandes vantagens para os usuários mobile, que gastariam menos de sua cota de dados móveis e menos bateria.

Paranoiaguda - Tecnologia - Google lança código de compressão gratuito capaz de acelerar sua internet

Explicando a mágica

Junto ao anúncio do algoritmo, Zoltan Szabadka, engenheiro de software da gigante das buscas, divulgou um estudo em que compara o Brotli tanto com o próprio Zopfli quanto com outras tecnologias de compressão famosas. Segundo ele, a novidade é tão rápida quanto o Deflate da zlib, mas ao mesmo tempo é capaz de uma compressão ligeiramente mais densa do que a do LZMA e do Bzip2 – de acordo com o Canterbury corpus.

Szabadka explica que esse nível de compactação é atingido graças a uma modelagem de contexto de segunda ordem, reutilizar códigos de entropia e usar uma janela de dados passados maior e códigos de distribuição conjuntos. Para conferir o estudo comparativo completo, clique neste link [em inglês].