TecnologiaInovações Tecnologicas em Carros


09/10/2016
2612


Nas últimas 3 décadas o mundo vem sendo bombardeado por lançamentos e novas tecnologias que jamais haviam sido imaginadas, que para bem ou para o mau acabaram redefinindo todo o conceito e definindo uma nova forma da sociedade viver. Os avanços tecnológicos que tivemos o prazer de vivenciar não se limitada em apenas facilitar o dia a dia das pessoas, mas também em trazer uma sensação de conforto e satisfação.

01-inovacoes-tecnologicas-em-carros.jpg

Algumas empresas de diversos setores entenderam rapidamente essa nova tendência e saíram na frente na criação dessas novas ferramentas. Podemos citar alguns casos mais emblemáticos, como por exemplo as gigantes fabricantes de telefones celulares que ganharam ainda mais notoriedade (e claro muito dinheiro) após Steve Jobs reinventar a indústria.

Em 2008, Jobs sacudiu o mundo ao apresentar um novo conceito de celular, que nos anos seguintes seria alvo de inspiração por outras empresas, aonde uniu em um único dispositivo novidades como GPS, games e ainda aplicativos de terceiros que estavam disponíveis para compra na loja oficial App Store. Além disso, o aparelho contava com Wi-Fi e também já era capaz de reconhecer a rede 3G. A câmera do iPhone 3G era de 2 megapixels.

02-inovacoes-tecnologicas-em-carros.jpgSem dúvida alguma a Apple marcou uma geração com seus lançamentos que redefiniram o mundo da tecnologia, e claro, fizeram com que seus concorrentes acompanhassem suas tendências. Não tão diferente, existe uns outros segmentos que desde de sua criação e consolidação mundial vem sendo alvo de constante evolução, setor esse que tem um faturamento astronômico mundialmente, gerando empregos diretor e indiretos, estamos falando da indústria de automóveis. Devido sua forte concorrência, com montadoras quase sempre muito parecidas, e com consumidores cada vez mais exigentes, a indústria automotiva é obrigada a acompanhar as mudanças de mercado e com isso precisa se reinventar a todo momento.

Não é à toa que vemos nos últimos anos carros de todos os segmentos (de utilitários a esportivos em geral) recebendo não apenas atualizações em seu design e ganhando cavalos a mais de potência, mas sim, carregando em seu interior diversos dispositivos tecnológicos. As montadoras estão sempre atentas as novidades tecnológicas que seus consumidores estão aderindo, razão essa que faz um indivíduo que compra um utilitário para sua família ser contemplado com air-bags inteligentes, câmbio automáticos e semiautomáticos, botão de ignição, suspensão ativa, freios a disco, motor com duplo comando de válvulas e tantos outros que facilitam o dia a dia do motorista.

03-inovacoes-tecnologicas-em-carros.jpg

Além dessas tecnologias que ajudam na direção e seguranças dos automóveis, as montadoras inseriam em seus lançamentos dispositivos de conforto – como é o caso do Audi A3 Sedan que carrega em seu interior acabamentos finos, GPS integrado, controle completo no volante (com acesso a rádio e GPS), aonde o motorista não precisa tirar as mãos do volante para quase nada. Mas o consumidor em geral deve pensar que toda essa tecnologia tem um preço, e muitas das vezes se preocupa com a manutenção em geral do seu veículo. O setor automotivo não somente avançou no desenvolvimento em si dos automóveis, mas também todos os segmentos paralelos a ele cresceram gradativamente. Um grande exemplo disso é que hoje o feliz proprietário de um automóvel pode facilmente adquirir peças de reposição diretamente de seu computador, utilizando por exemplo o pecasauto24.PT, e recebendo o produto no conforto de sua casa. Em tempos de revolução tecnológica o grande beneficiário de todos esses avanços, sem dúvida alguma, acaba sendo o consumidor. Que recebe a preços acessíveis as melhores tecnologias do mercado, com uma variedade jamais vista.

É de se impressionar a quantidade de tecnologia encontrada em um Automóvel


TecnologiaNebia Shower: que tal gastar 70% menos água no banho com este chuveiro?


17/09/2015
342


Por mais diferente que seja o visual dos chuveiros modernos, eles não mudaram quase nada em comparação aos primeiros dispositivos criados para nos ajudar na hora do banho: todos ainda são apenas um cano com furos na ponta, por onde passa uma grande quantidade de água. Isso faz com que eles sejam pouco eficientes, gastando muito mais do precioso líquido do que é necessário.

Mas uma empresa chamada Nebia trouxe uma solução bastante interessante chamada Nebia Shower. Este chuveiro promete um banho diferente daquele que estamos acostumados em todos os sentidos, desde a sensação de usá-lo até a eficiência da limpeza em si, ao mesmo tempo em que é muito mais econômico.

O segredo por trás deste aparelho é surpreendentemente simples. No lugar de deixar a água apenas passar pelo encanamento, o Nebia Shower utiliza um conjunto de bocais que faz com que a água seja “esguichada” como em um pulverizador. Isso, por sua vez, faz com que uma gota de água se torne milhões de gotas muito menores, mas que são capazes de cobrir uma superfície dez vezes maior.

Tomando banho de qualidade, sem culpa

Como resultado, a promessa do Nebia Shower é a de fazer você se sentir totalmente envolto pela água, quase como se entrasse em uma neblina molhada; algo bem diferente do jorro de água que sentimos em um banho comum. E o melhor: utilizando esse método, o gasto de água é mínimo – 70% menor do que com um chuveiro comum, para ser mais exato, segundo os testes da equipe.

É claro que uma proposta tão diferente como essas gera uma pergunta importante: o Nebia Shower funciona como promete? Felizmente, sim. O aparelho já foi testado por 500 pessoas, entre homens e mulheres de toda a idade, que avaliaram o chuveiro positivamente. E como o vídeo abaixo mostra bem, a sensação de usá-lo parece bem diferente.

Vale notar também que o Nebia Shower vem com um design bastante impressionante, desenvolvido em conjunto da empresa Box Clever. Como você pode conferir pela galeria mais abaixo, o chuveiro tem uma aparência moderna e limpa, sendo completamente ajustável – é possível, por exemplo, mudar o ângulo dos esguichos e aumentar ou diminuir a altura do aparelho em si com facilidade. Um chuveiro menor também está incluso, também utilizando o mesmo mecanismo de dispersão de gotar.

O futuro dos chuveiros chega em breve

Achou a ideia promissora? Você certamente não é o único: mais de 8,5 mil pessoas participaram do Kickstarter do Nebia Shower (como comentamos em uma matéria semanas atrás, até figurões da indústria, como Tim Cook e Eric Schmidt, ajudaram), cujo prazo de financiamento já chegou ao fim. Da meta original de 100 mil dólares, a empresa acabou com nada menos do que 3,1 milhões – trinta vezes o valor inicial.

Paranoiaguda - Tecnologia - Nebia Shower: que tal gastar 70% menos água no banho com este chuveiro?

Infelizmente, como falamos antes, aqueles interessados em ajudar o crowdfunding (e conseguir um desses chuveiros para você ainda em maio de 2016, quando as primeiras unidades do Nebia Shower serão distribuídas) já não podem fazê-lo, visto que o prazo se encerrou. Mas não se preocupe, pois a chegada do aparelho ao mercado não está tão distante, com previsão para o segundo trimestre de 2016.

Quanto ao preço, por fim, o Nebia Shower deve estar disponível por 399 dólares (R$ 1.500, em uma conversão simples e sem impostos ou outros custos) quando chegar às lojas. Mas se você quiser economizar um pouquinho, pode comprar o aparelho na pré-venda e pagar apenas US$ (1,3 mil reais).

Via Tecmundo

Cara, é uma negócio a se pensar, porque nunca evoluíram os chuveiros?