TecnologiaInovações Tecnologicas em Carros


09/10/2016
2612


Nas últimas 3 décadas o mundo vem sendo bombardeado por lançamentos e novas tecnologias que jamais haviam sido imaginadas, que para bem ou para o mau acabaram redefinindo todo o conceito e definindo uma nova forma da sociedade viver. Os avanços tecnológicos que tivemos o prazer de vivenciar não se limitada em apenas facilitar o dia a dia das pessoas, mas também em trazer uma sensação de conforto e satisfação.

01-inovacoes-tecnologicas-em-carros.jpg

Algumas empresas de diversos setores entenderam rapidamente essa nova tendência e saíram na frente na criação dessas novas ferramentas. Podemos citar alguns casos mais emblemáticos, como por exemplo as gigantes fabricantes de telefones celulares que ganharam ainda mais notoriedade (e claro muito dinheiro) após Steve Jobs reinventar a indústria.

Em 2008, Jobs sacudiu o mundo ao apresentar um novo conceito de celular, que nos anos seguintes seria alvo de inspiração por outras empresas, aonde uniu em um único dispositivo novidades como GPS, games e ainda aplicativos de terceiros que estavam disponíveis para compra na loja oficial App Store. Além disso, o aparelho contava com Wi-Fi e também já era capaz de reconhecer a rede 3G. A câmera do iPhone 3G era de 2 megapixels.

02-inovacoes-tecnologicas-em-carros.jpgSem dúvida alguma a Apple marcou uma geração com seus lançamentos que redefiniram o mundo da tecnologia, e claro, fizeram com que seus concorrentes acompanhassem suas tendências. Não tão diferente, existe uns outros segmentos que desde de sua criação e consolidação mundial vem sendo alvo de constante evolução, setor esse que tem um faturamento astronômico mundialmente, gerando empregos diretor e indiretos, estamos falando da indústria de automóveis. Devido sua forte concorrência, com montadoras quase sempre muito parecidas, e com consumidores cada vez mais exigentes, a indústria automotiva é obrigada a acompanhar as mudanças de mercado e com isso precisa se reinventar a todo momento.

Não é à toa que vemos nos últimos anos carros de todos os segmentos (de utilitários a esportivos em geral) recebendo não apenas atualizações em seu design e ganhando cavalos a mais de potência, mas sim, carregando em seu interior diversos dispositivos tecnológicos. As montadoras estão sempre atentas as novidades tecnológicas que seus consumidores estão aderindo, razão essa que faz um indivíduo que compra um utilitário para sua família ser contemplado com air-bags inteligentes, câmbio automáticos e semiautomáticos, botão de ignição, suspensão ativa, freios a disco, motor com duplo comando de válvulas e tantos outros que facilitam o dia a dia do motorista.

03-inovacoes-tecnologicas-em-carros.jpg

Além dessas tecnologias que ajudam na direção e seguranças dos automóveis, as montadoras inseriam em seus lançamentos dispositivos de conforto – como é o caso do Audi A3 Sedan que carrega em seu interior acabamentos finos, GPS integrado, controle completo no volante (com acesso a rádio e GPS), aonde o motorista não precisa tirar as mãos do volante para quase nada. Mas o consumidor em geral deve pensar que toda essa tecnologia tem um preço, e muitas das vezes se preocupa com a manutenção em geral do seu veículo. O setor automotivo não somente avançou no desenvolvimento em si dos automóveis, mas também todos os segmentos paralelos a ele cresceram gradativamente. Um grande exemplo disso é que hoje o feliz proprietário de um automóvel pode facilmente adquirir peças de reposição diretamente de seu computador, utilizando por exemplo o pecasauto24.PT, e recebendo o produto no conforto de sua casa. Em tempos de revolução tecnológica o grande beneficiário de todos esses avanços, sem dúvida alguma, acaba sendo o consumidor. Que recebe a preços acessíveis as melhores tecnologias do mercado, com uma variedade jamais vista.

É de se impressionar a quantidade de tecnologia encontrada em um Automóvel